Universidade do Estado do Rio de Janeiro  Laboratório de Ciências Radiológicas

Justificativa

Segundo as normas de Proteção Radiológica vigentes no país, todo instrumento de monitoração de radiação deve ser calibrado em laboratórios certificados, pelo menos, a cada 12 meses.

O LCR inaugurou, em janeiro de 2002, o LABMETRO, credenciado ao Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI), responsável, em todo o território nacional, pela metrologia em radiações ionizantes. O LABMTERO possui um sistema da qualidade implantado de acordo com a norma IS/IEC –17025 – Requisitos Gerais para Reconhecimento de Laboratórios de Ensaios e Calibração.

Objetivos

O LABMETRO tem como objetivo atender parte da demanda nacional de calibração de monitores de radiação e de calibração de câmara de ionização, utilizadas em mamografia, além de desenvolver pesquisas na área de metrologia, apoiar projetos nas áreas de Física Médica e de proteção radiológica.

Mamografia Radioproteção Braquiterapia

Para se chegar ao uso cada vez mais seguro das radiações ionizantes, é preciso, inicialmente, ter a certeza de que as medições a realizar sejam reprodutíveis e estejam dentro de níveis adequados de exatidão.








loading

Aguarde...